Um Zepelim especial inspirado pelos acontecimentos de Jonestown, no dia 18/11/1978.
Jonestown era uma pequena cidade situada na Guiana, e habitada por membros da seita do People’s Temple, guiada por James Warren Jones, ou Jim Jones. Esta seita, fundada na cidade de Indianopolis em 1955 e seguidora de uma mescla de crenças religiosas igualitárias e de ideologia comunista radical, baseou-se na cidade de S.Francisco em 1968, após o seu líder ter uma visão apocalíptica na qual os estados de Illinois e Indiana eram destruídos por um ataque nuclear. Aí foi conquistando uma influência crescente, graças a diversos programas de acção social, ao carisma de Jim Jones e a técnicas de lavagem cerebral importadas da China. Rapidamente o seu raio de acção se espalhou por toda a California e estados circundantes.
No ano de 1974, a seita chamava já muitas atenções mediáticas, criando o que os seus membros consideraram uma perseguição. Para fugir a isso, e em resposta ao que chamaram o “crescente fascismo dos Estados Unidos”, membros do People’s Temple começaram a emigrar para uma propriedade arrendada na Guiana, fundando o People’s Temple Agricultural Project, ou Jonestown. Em 1977 a mudança estava praticamente concluída, atingindo a cidade uma população próxima das 900 pessoas. Contudo, alguns membros da seita fugiram de Jonestown, denunciando ao Congresso americano situações de violação de Direitos Humanos. Leo Ryan era o congressista eleito por S.Francisco e foi encarregue de averiguar a situação. Durante a sua visita, diversos membros manifestaram a sua vontade de abandonar também Jonestown, o que despertou a ira de Jones e das suas temidas Red Brigades que acabaram por interceptar a comitiva do congressista, matando-o, bem como a um dos fugitivos e três jornalistas.
Nessa noite, James Warren Jones convenceu os seus seguidores a suicidarem-se, bebendo cianeto, enquanto ele se suicidava com um tiro. Morreram 918 pessoas. No Zepelim de hoje, ouviram-se excertos da gravação do debate que tiveram nessa noite, acompanhados por:
1.Stars of the Lid – Don’t Bother, They’re Here (…And their Refinement of Decline, 2007)
2.Hecq – Magnetism (Night Falls, 2008)
3.Tim Hecker – Azure, Azure (Radio Amor, 2003)
4.White Rainbow – Warm Clicked Fruit (Prism of Eternal Now, 2007)
5.Expo ’70 – Heir of Serpents (Split with Be Invisible Now,2008)
6.Valet – Drum Movie (Naked Acid, 2008)
José Afonso Biscaia