No Zepelim desta semana, construímos o nosso programa em torno de questões relacionadas com a Indústria Tabagista. Para tal, recuámos até à década de 50 para escutarmos o programa televisivo Your Hit Parade, patrocinado pela marca de tabaco Lucky Strike. Your Hit Parade, era um programa semanal emitido pela NBC entre 1950 e 1959 nas televisões norte-americanas, cuja existência remontava já ao ano de 1935, mas apenas em formato radiofónico. Durante as suas emissões eram apresentadas interpretações ao vivo do top 7 (“Lucky Seven Songs of the Week“) de temas mais vendidos nos Estados Unidos, tendo em conta as faixas mais tocadas nas Rádios e nas Jukeboxes espalhadas pelo país. Apesar do processo de apuramento dos temas mais ouvidos numa determinada semana nunca ter sido claramente exposto, Your Hit Parade usufruía de um relativo sucesso. Porém, ao longo da década de 50, viu a sua audiência diminuir progressivamente à medida que o Rock’n’Roll se massificava nos ouvidos mais jovens. Simultâneamente, a Lucky Strike encontrava um novo objecto alvo para vender a sua imagem de arrojo e rebeldia, longe das baladas quase assépticas de Your Hit Parade – antítese do que viria a ser a década de 60. Ao longo das emissões de Your Hit Parade, os temas foram cantados por vários interpretes como Dorothy Collins (1950-59), Russell Arms (1952-57), Snooky Lanson (1950-57) e Gisèle MacKenzie (1953-57). A liderar a Lucky Strike Orchestra de Your Hit Parade esteve Raymond Scott entre 1950 e 1957.
Raymond Scott , músico, maestro, investigador, génio inventor e director do departamento de pesquisa e desenvolvimento electrónico para a Motown, era aqui responsável pelos arranjos dos temas mas vendidos dos E.U.A., revestindo as suas estruturas clássicas, com orquestrações vanguardistas. Algumas das suas composições originais foram mais tarde utilizadas em cartoons como Looney Tunes (Bugs Bunny, Daffy Duck), The Ren and Stimpy Show ou The Simpsons (um dos temas mais conhecidos chama-se “Powerhouse” de 1936 e pode ser escutado aqui). Raymond Scott acabaria por casar com a cantora residente de Your Hit Parade Dorothy Collins.
Ao longo desta emissão de Zepelim colocamos em paralelo as duas Indústrias, a do Entretenimento e do Tabaco consumando os seus múltiplos denominadores comuns. Podemos escutar a par do episódio de Your Hit Parade de 2 de Maio de 1953 (no qual, curiosamente, a canção April in Portugal, ocupa o sétimo lugar da contagem dos temas mais vendidos nos Estados Unidos), programas de incentivo tabágico, recortes noticiosos, a voz dos principais intervenientes do palco da Indústria Tabágica, anúncios publicitários a marcas de tabaco, entrevistas, etc.
Faixas utilizadas na colagem sonora:
Geir Jenssen – Under The Glacier I (excerto) [Biophon Records, 1982]
Tetsu Inoue – Particular Moments (excerto) [Yolo, Din Records, 2005
Jimmy Behan – Signs Of Live [The Echo Garden, Audiobulb, 2009 ]
Biosphere – Knives In Hens (excerto/loop) [VA, Touch Sampler.3,1998, Touch.]
Biosphere – Dawn At Vara (excerto/loop) [ Commissioned Works, 1994]
Hopen – Early [What’s happened to mat collishaw ?, 2009]
Scanner – Moscow Radio [Unreleased, 2008]
Taylor Deupree – Quiet_C [January, Spekk, 2004]
Raymond Scott – Backward Beeps [1953-69 Manhattan Research,Inc.]
Heribert Friedl – Back (excerpt) [back_forward, Non Visual Objects, 2006]
Jez Riley French – …Audible Silence – Enter (Kettle’s yard, Cambridge) [2009]
Help Is On The Way – E (excerto) [Help Is On The Way, 2009]
Help Is On The Way – C (excerto) [Help Is On The Way, 2009]
Jim Mcauley & Nels Cline – Froggy’s Magic Twanger [Ultimate Frog, Drip Audio, 2008]
Scanner – Returning (excerto) [2008]
– Os restantes sons foram retirados da base Archive e youtube.
“Be happy, go Lucky,
Be happy, go Lucky Strike
Be happy, go Lucky,
- Go Lucky Strike today!”
Carlo Patrão