Zepelim |19.05.2010| Rádio Horror

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O locutor avisa: “You are about to enjoy a very pleasant and a beneficial experience. Be sure that you will not be disturbed…” é assim, que damos inicio ao Zepelim desta semana, com a faixa Remain Quiet And Passive retirada do primeiro disco dos The Tape-beatles, A Subtle Buoyancy of Pulse de 1988. Esta é a segunda emissão de Zepelim que dedicamos ao sobrenatural, depois de na semana passada termos escutado uma colagem sonora sobre a primeira parte do disco Mediale Musik: Recordings of Unseen Intelligences 1905-2007. Esta semana voltámos a revisitar o mesmo disco com as manifestações paranormais presentes nas faixas Exploding Cup, Charlton House (1995), Paranormal voice on the answering machine, rec. Germany, 1999, os fenómenos de glossolalia em Sitting with BettyEcstatically emotive arificial language in a chronic paranoid, assim como os rituais do famoso mago Aleister Crowley com the call of the second Aethyr, de 1920. Este foi o ponto de partida para emissão de hoje, à qual juntámos uma série de recolhas de elementos sonoros fantasmagóricos presentes em discos como Ghostly Sounds – A Haunting Experience (1974), Johnson Smith Novelty Company Horror Record (1973), Spook Stuff For Hallowe’en (1960), Nightmare (1960) e Spooky Sound Effects (1970s?) e os sons de tortura e prazer do disco: Tortura: The sounds of pleasure and pain (1965).

À parte dessa recolha sonora, recorremos a alguns discos que facilmente poderiam ser catalogados na definição criada por Jacques Derrida de Hauntology. Falamos de projectos como o do músico inglês James Leyland Kirby sob o nome de  The Caretaker. Projecto que iniciou nos finais do ano de 1996 e que se materializaria com o disco Selected Memories From The Haunted Ballroom. Um disco que nasce com inspiração no ambiente da cena do salão de baile presente no filme The Shinning de Stanley Kubrick, transformando temas de salão dos anos 20 e 30 em peças sonoras difusas e espectrais como se se tratasse de uma baile de fantasmas. Em 2008, The Caretaker edita o disco Persistent Repetition of Phrases pela Install numa edição limitada de 500 cópias e que teve no passado mês de Abril uma nova reedição pela sua recém criada editora – History always favours the winners. Foi desse disco que retirámos a faixa Long Term (remote) que podemos ouvir ao minuto 5:37. Num espectro muito semelhante ao de The Caretaker, musicámos o nosso programa com o disco Plays Wagner do músico Pat Maherr, que se apresenta sob o nome de Indignant Senility. Plays Wagner teve em 2009 uma edição em cassete pela pequena editora de Pat Maherr, e foi recuperada no passado dia 11 de Maio pela Type Records, fazendo desta edição uma das mais interessantes do seu catálogo. Neste disco, Indigant Senility manipula e distorce temas do compositor Wagner, criando atmosferas negras de ruído difuso onde a ondulação dos seus drones nos lembrará vagamente uma sinfonia a dissipar-se no tempo.

Tortura: The Sounds Of Pain And PleasureOuvimos ainda excertos da faixa Guillotine Licker/Present Tense Returning/Smelling In Stereo do músico de Chicago Kevin Drumm, presente na cassete Horror of Birth (2005); a faixa Memento Mori (expressão latina para “lembra-te que morrerás um dia“) de Matmos, tocada inteiramente a partir de sons obtidos do crânio humano, de coluna vertebral de cabra , de tecidos conjuntivos e dentes artificiais; Thistlalia uma composição do trompetista Greg Kelley presente na compilação Music Overheard e ainda o tema Premier tableau – Capture de l’oiseau de feu par Ivan Tsarévitch do compositor clássico russo Igor Stravinsky.

Num programa dedicado ao terror e ao fantástico, quisemos que o espaço onírico estivesse representado pela presença de relatos de pesadelos, assim, escolhemos ouvir uma das composições de Dreams. Dreams é um conjunto de temas realizados para uma série de quatro programas de rádio sob o nome de Inventions for Radio, numa criação de Delia Derbyshire com a colaboração de Barry Bermange a partir da qual se recolheram testemunhos de sonhos, sendo divididos pelas temáticas Running, Falling, Sea, Land e  Colours. Nesta emissão escutámos a faixa Running, que à semelhança das outras é musicada pelos drones fantasmagóricos e musique concrète de Derbyshire.

Vito Acconci
Vito Acconci

É possível ainda escutar nesta emissão o excerto de um poema sonoro do arquitecto e poeta Vito Acconci, de nome The Bristol Project realizado em

2001, em que mergulha numa visão futurista do homem na cidade e da cidade na Natureza, transmitindo uma sensação labiríntica pela intercepção entre este elementos numa atmosfera apocalíptica – The city ends. The city is dead. Long live the city (um poema que poderá ter um equivalente visual no vídeo Skew Gardens [2008] de People Like Us). Podemos ouvir The Bristol Project na integra aqui:

Presença ainda neste  Zepelim do carismático entertainer ítalo-americano Jerry Colonna, conhecido não só pela forma de cantar/gritar mas também pela sua figura burlesca de olhos esbugalhados. Ouvimos o tema Your My Everything encontrado em Music? For Screaming!!!

Encerramos o programa com o som do equivalente electrónico do pulsar de ondas cerebrais Theta, normalmente associadas a estados de sono profundo, esta gravação encontra-se na série de cassetes Spiral (1989) realizadas por Willem De Ridder e Andrew Mckenzie (The Hafler Trio), editadas mensalmente em Amesterdão em forma de audio-zine, cada edição era dedicada a um tema específico. Na edição de Spiral #2 dedicada ao paranormal, a faixa que encerra a cassete são as pulsações Theta, os autores descrevem o seu propósito da seguinte forma:   We sugest that you copy this pulse onto an endless cassete and play it back whilst  lying in the dark. It is possible to travel out of the body at third attempt, at the very least… Experiment!!!. Por fim, as ondas Theta são interrompidas pela voz de Arch Obole, locutor e argumentista do programa de rádio Lights Out, espaço onde eram dramatizados contos de horror e suspense

Jerry Colonna - Music? For Screaming

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Carlo Patrão